RELOJOARIA
sempre algo mais... desde 1976
CONSELHOS DE UTILIZAÇÃO

Pulseiras em Pele - A água, os cosméticos e a transpiração aceleram o processo de envelhecimento. Uma pulseira sintética está mais adaptada às actividades que implicam um contacto frequente com a água ou com a humidade.
Caixas e pulseiras metálicas: Uma limpeza regular por lavagem / escovagem em água doce permite conservar o brilho do seu relógio. Esta operação é recomendada depois de cada imersão em água salgada ou com cloro.

Para otimizar a duração útil do relógio:
- Mandar verificar a estanquicidade, no caso de o relógio ser estanque, de 2 ou de 3 em 3 anos por um relojoeiro especializado;
- Não mudar o calendário quando os ponteiros se encontram entre as 22 horas e as 2 horas porque as rodas já engrenadas podem partir;
- Não manipular a roda de coroa da corda e não utilizar a função cronógrafo debaixo de água e apertar bem a coroa (se for enroscada) para que a água não entre para a caixa;
- Passar o relógio (estanque) e o bracelete por água doce depois de um banho de mar para eliminar a acção corrosiva do sal;
- Nunca deixar uma pilha usada no interior do mecanismo; ao oxidar, danificaria gravemente - e até mesmo irremediavelmente - o movimento;
- Produtos gordurosos, perfumes, pó e outras partículas incrustam-se nas partes visíveis do relógio e nas articulações dos braceletes metálicos. Uma passagem por água após a limpeza com água de sabão concede de novo ao objecto todo o seu brilho.

RELÓGIOS MECÂNICOS

A vida de um relógio mecânico estende-se ao longo de várias gerações. O seu mecanismo, segundo a sua complexidade, pode totalizar centenas de peças, todas elas de formas e de dimensões diferentes.
Algumas das suas rodas, trabalhando noite e dia, podem percorrer milhares de quilómetros por ano. Um exemplo espectacular: o balanço construído para executar 28400 alternâncias por hora - é o valor mais vulgar - totalizará cerca de 249 milhões ao fim de um ano de funcionamento! Mas quem diz rodas diz atrito.
Felizmente, o desgaste das peças móveis é mínimo graças aos apoios construídos em rubi, aos metais endurecidos pela têmpera e aos lubrificantes mais sofisticados. No entanto, como estes vão secando ao longo do tempo, torna-se conveniente proceder à sua substituição por um especialista.

A garantia oferecida pela marca abrange eventuais defeitos de fabrico que não puderam ser detectados durante o seu fabrico e os atuais 2 anos oferecidos são amplamente suficientes para se verificar se um relógio tem defeitos. Se as despesas de manutenção forem a cargo do proprietário, os trabalhos realizados sob garantia ficam a cargo da marca.
Compradores e possuídores de belos relógios podem ficar tanto mais satisfeitos se, por um lado, confiarem em marcas de alto nível e, por outro, confiarem os seus relógios aos especialistas oficiais para as intervenções que forem necessárias.
Tiramos tanto mais prazer dos nossos relógios quanto mais cuidadosamente os tratamos.

CONSELHOS ESPECÍFICOS PARA RELÓGIOS MECÂNICOS

- Após imobilização, dar corda ao relógio mecânico automático com a roda de coroa antes de colocar e nunca o sacudir;
- Antes de dar corda, tirar o relógio do pulso para não forçar ou até mesmo partir a haste da corda;
- Depois da corda dada, não forçar a roda de coroa porque isso provocaria tensão excessiva e prejudicial na mola.

EXATIDÃO

Um relógio mecânico novo deve ser utilizado exaustivamente. Enquanto um relógio jaz na montra de uma relojoaria, os lubrificantes podem-se acumular em certas áreas.
É preciso um par de meses para esses lubrificantes serem devidamente redistribuídos e para o funcionamento do mecanismo eliminar as imperfeições microscópicas que a generalidade dos mecanismos tem.